domingo, 9 de novembro de 2008

Agro-Indústria de Pequeno Porte - News Letter - ANO I, nº 1

A Agro-Indústria por aí.
Muita cidade brasileira resolveu parar de dar milho pra bode, e resolveu agregar valor à sua produção agropecuária em 2008. Afinal, de todo o valor dos agronegócios brasileiros, fica para o produtor do município apenas 25%, em alguns casos não chega a 5%. O restante fica para a agro-indústria e a distribuição.
Esse ano, a Mec Tec de Pompéia, São Paulo, entregou uma série de equipamentos para processamento de leite, Mec Milk, frutas, Mec Frutas, leite de soja, Mec Soja, sorvetes à base de leite, Mec Soft, pescados, Mec Pescado, mel, Mec Mel, cerveja, Dragon Bier, e até mesmo um craqueador para produção de biodiesel para a Universidade de Brasília, produzido por sua divisão Mec Biodiesel. A maioria desses equipamentos ou vai para produtores rurais e suas associações, ou Universidade, e Centros de Ensino Técnico para a formação de pessoal

de processamento de produtos de origem vegetal ou animal.

É leite pasteurizado ao invés de leite de carrocinha, doce de leite, queijos e sorvetes. Polpa de frutas e frutas desidratadas. Pescado processado. Leite de soja e derivados. Processamento de mel. Quer dizer: mais qualidade, menos desperdício e maior valor agregado ao produtor e ao município.




Conceição da Barra vai processar frutas ainda esse ano
À beira do Oceano Atlântico, nas costas do Espírito Santo, Conceição da Barra foi descoberta pelas caravelas portuguesas em 1554. Vivendo da agricultura, da pesca e do turismo, adquiriu da Lidernau, equipamentos Mec Tec e Mec Frutas para processamento de maracujá e outras frutas. Seu prefeito Manoel Pé de Boi e seu secretário da Agricultura Flódson D. Messias optaram por Mec Frutas e já receberam seus equipamentos. Ainda em novembro, um técnico da Mec Tec ideve ir ao município, treinar o pessoal de operação.
Conceição da Barra

Vem polpa de frutas nova no mercado - São Paulo
O Homem. A Terra. O Projeto. Luís é o homem. Sítio São Luís em Monte Aprazível é a terra. Uma linha de processamento de frutas é o projeto. Com recursos do FEAP da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, através da NossaCaixa, com juros de 6,75% ano ano. Luís adquiriu uma Linha de Processamento de Frutas Mec Tec / Mec Frutas. Esteira de seleção, elevador de taliscas, despolpadeira, pasteurizador tubular, bomba positiva helicoidal, embaladeira com datador e fotocélula. Tudo em inox. É, o Luís não é fácil. Agora imagina chegar daqui a uns 15 dias quando tudo já estiver instalado e encontrar o Sítio São Luís com sua fábrica novinha de produção de polpa de frutas para as mais diversas aplicações!



Vem polpa de frutas nova no mercado - Mato Grosso do Sul
Dai a César, o que é de César. Foi pensando assim que César Jazenski trabalhou muito e construíu sua propriedade agrícola em Iturama, Mato Grosso do Sul. Lá ele cria suínos que fornece para a indústria. Mas plantou também um pomar de frutas. E agora, o que fazer com a fruta? Na família de César todo mundo trabalha, e foi conversando com a família, seus sócios, isto é esposa e filhos, que resolveu processar sua produção de frutos, vendendo Natureza, Saúde e Prazer e ao mesmo tempo garantindo uma maior, e ainda mais importante, segura lucratividade. Cata aqui, cata ali, com o dinheiro obtido na venda periódica dos suínos, foi adquirindo uma linha de processamento de frutas Mec Tec/ Mec Frutas. Chegou em um caminhãozinho e já levou lotado, esteira de seleção, elevador de taliscas, despolpadeira e embaladeira com datador e fotocélula para um prédio novinho que também acabou de construir na propriedade. Um galpão adequado a receber todos os equipamentos em aço inox. Iturama está de parabéns, é com gente assim que se constrói um Município, um Estado e uma Nação.





Doce de leite mineiro, só pode ser produzido em um lugar: Minas Gerais!
Produtores de leite de www, ttt, rrr, sss, e ttt em Minas Gerais receberam da EMATER-MG Empresa de Assistência Técnica Rural de Minas Gerais, através da Lidernau, equipamentos Mec Tec/Mec Milk para processamento de leite. É gente antiga. É gente que ordenha na madrugada, quando o sol nem bem nasceu. O pai, o avô, o bisavô já eram gente do leite, e do leite continuarão sendo sempre, desde que consigam agregar valor ao que produzem. Foi com esse propósito que receberam tachos de doce para produção do famoso doce de leite mineiro, ttt, rrr,sss e ttt. Mesmo pequenas produções de leite podem resultar em excelentes resultados se receberem o processamento certo. É o caso do doce de leite, que aumenta a conservação do leite, reduz as despesas de frete, pode dispensar refrigeração e guardado por um bom tempo, e pode ser vendido longe do local de produção. Tem jeito não. Esse pessoal com certeza vai continuar no leite. Prá nossa sorte
Doce de Leite Mineiro

Bom Jesus da Lapa: processamento de doce e de pescado-Bahía
Com recursos da CODEVASF - Coordenadoria de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, o município baiano de Bom Jesus da Lapa adquiriu tachos concentradores Mec Tec/Mec Frutas para produção de doces. Adquiriu também um lavador rotativo para pescado Mec Tec/Mec Pescado. Os equipamentos foram comercializados pela Lidernau. Como todo mundo sabe, a agricultura irrigada ao longo do Rio São Francisco apresenta elevada qualidade e alto potencial de exportação. Mas a revolução no processamento de pescado de água doce, ou de aquicultura poderá levar o Brasil a um lugar de destaque nos próximos 20 anos na produção mundial de pescado.


Microervejarias disparam no aumento da produção - Santa Catarina
A Indústria de Bebidas Strauss Bier de Crisciúma, Santa Catarina foi obrigada a aumentar a tancagem da sua adega para atender a crescente demanda por sua cerveja artesanal. Comprou da Mec Tec/Dragon Bier 5 tanques de fermentação/maturação com capacidades de 2.000 e 3.000 litros cada. O processo de produção da cerveja tipo pilsen, ocorre nesses tanques, onde o mosto cervejeiro leva em torno de 5 dias para ser transformado pelo fermento em cerveja jovem, e mais 10 dias em média para a maturação dessa cerveja. A Strauss Bier atende a sêde de Crisciúma, do Balneário Camboriú, e nesse verão deverá atender também a sêde dos turistas argentinos que deverão ocupar as praias de Santa Catarina, atraídos pelo câmbio favorável.
Strauss Bier aumenta capacidade da adega

Cerveja verde invade a cidade - São Paulo
Cerveja verde? A Planet Beer inaugurou em junho na capital paulista a primeira cervejaria verde. O equipamento produzido pela Mec Tec/Dragon Bier de Pompéia com capacidade de 1.000 litros por apronte, representa o Estado da Arte em nível mundial quando se fala de microcervejarias. Totalmente automatizada por computador, executa a receita selecionada automaticamente, registrando em tabela e gráfico todos os dados de tempo, temperatura, rotação do agitador e afofador, rotação variável das bombas sanitárias, na mostura, na filtragem, no cozimento, no pré-resfriamento, na aeração do mosto e na semeadura do fermento. O computador abre e fecha as vávulas pneumáticas de todo o circuito automaticamente, no momento certo. Cervejaria verde por que graças a seu exclusivo sistema de condensação de voláteis indesejáveis extraídos do mosto durante o cozimento, reduz a poluição atmosférica e ainda recupera grande parte da energia utilizada no processo. A Planet Beer conta ainda com tanques de fermentação/maturação, filtro de polimento de cerveja, lavador/higienizador automático de barris e enchedor de barris, produzidos pela Mec Tec/Dragon Bier. O malte utilizado no processo é moído em exclusivo moinho condicionador cervejeiro, inédito no Brasil e lançado este ano pela Mec Tec/Dragon Bier.
Ozéias, o cervejeiro, Luiz da
Dragon Bier, Mathias Reynnolds, mestre cervejeiro, Jair da Dragon Bier


Bio-Energia, Universidade de Brasília e EMBRAPA revolucionam - Brasília

A Universidade de Brasília em projeto conjunto com a EMBRAPA encomendou à Lidernau e a Mec Tec/Mec Biodiesel produziu em Pompéia-SP o Craqueador UNB/EMBRAPA, para produção de biodiesel a partir de óleos vegetais. O sistema apresenta alta relação de conversão de energia, e pode ser utilizado em comunidades distantes das fontes de abastecimento de energia convencionais para geração de energia elétrica e operação de motores diesel diversos. Ou ainda ser utilizado por produtores agrícolas ou suas cooperativas e associações com o objetivo de reduzir os custos nas máquinas agrícolas com o emprego de energia renovável de reduzida poluição atmosférica. Ao contrário dos sistemas convencionais de produção de biodiesel que empregam metanol derivado de petróleo ou etanol de álcool de cana mais catalizador em reação de transesterificação, o sistema de craqueamento utiliza apenas o OVB, óleo vegetal bruto de oleaginosas como soja, girassol, dendê, babaçú e uma série de outras. O sistema dispensa ainda a operação de degomagem necessária quando o óleo empregado vem de oleaginosas como a soja. O equipamento foi entregue em outubro deste ano no Departamento de Química da Universidade de Brasília.

Associação de Produtores de Mel de Marília investe em tecnologia- São Paulo
O mel, um dos produtos mais nobres da Natureza, muitas vezes carece de processamento adequado. A Associação de Produtores de Mel de Marília, encomendou da Mec Tec/Mec Mel, para entrega ainda esse ano, centrífuga radial para extração de mel. O Brasil pode ocupar uma extraordinária posição no fantástico mercado mundial desse produto. Para isso, porém, deve fazer como a Associação dos Produtores de Marília, desenvolver uma significativo esforço na melhora da qualidade do mel beneficiado.
Centrífuga radial

Leite-de-soja na mesa, saúde no município-Rondônia
Antes visto com maus olhos, devido à sua baixa qualidade e sabor, o leite-de-soja processado atualmente, conquistou as gôndolas dos supermercados de todo o País, e atrai cada dia mais consumidores. O leite-de-soja de melhor sabor e mais elevado teor de proteínas é produzido pela Mec Soja, um equipamento produzido pela Mec Tec em sua fábrica de Pompéia-SP, comercializado pela Lidernau, e já fornecido a mais de 250 comunidades no Brasil e Exterior. Agora automatizado, produz de 300 a 1.000 litros por hora, dependendo do modelo. O município de Ariquemes, em Rondônia se prepara para inaugurar sua unidade Mec Soja para fornecer à gestantes, lactantes e à sua infância, convalescentes e idosos os benefícios do mais importante alimento funcional conhecido. O leite-de-soja, além de fonte de proteínas de alta qualidade, vitamimas e minerais como o ferro (cerca de 67% da população mundial tem deficiência de ferro), é fonte também de isoflavonas e ácidos graxos essenciais. Apenas um copo de 250 ml, fornece 25% da quantidade de proteínas diárias necessárias a uma criança. O resíduo da fração não solúvel é utilizado em pães, doces, biscoitos e macarrão, apresentando teor de proteína superior ao da carne animal. O sistema foi adquirido pela Fundação Evangélica de Assistência Social do município e está prestes a entrar em operação.


Universidade também faz queijo- Paraná
A Universidade Estadual Estadual de Ponta Grossa-Paraná está adquirindo da Mec Milk, a divisão de leite da Mec Tec, através da Lidernau, conjunto de equipamentos para produção de queijo, com o objetivo de pesquisa e ensino. Desnatadeira, tanque de queijo, prensa pneumática para queijo e câmara refrigerada para salga e maturação


Nenhum comentário: