sábado, 8 de novembro de 2008

Agro-Indústria de Pequeno Porte - News Letter - ANO I, nº 1

A Agro-Indústria por aí.
Muita cidade brasileira, resolveu parar de dar milho pra bode, e resolveu agregar valor à sua produção agropecuária em 2008. Afinal, de todo o valor dos agronegócios brasileiros, fica para o produtor do município apenas 25%. O restante fica para a agro-indústria e os distribuidores.

Esse ano, a Mec Tec de Pompéia, São Paulo, entregou uma série de equipamentos para processamento de leite, Mec Milk, frutas, Mec Frutas, leite de soja, Mec Soja, sorvetes à base de leite, Mec Soft, pescados, Mec Pescado, mel, Mec Mel, cerveja, Dragon Bier, e até mesmo um craqueador para produção de biodiesel para a Universidade de Brasília, produzido por sua divisão Mec Biodiesel. A maioria desses equipamentos ou vai para produtores rurais e suas associações, ou Universidade, e Centros de Ensino Técnico para a formação de pessoal

de processamento de produtos de origem vegetal ou animal.

É leite pasteurizado ao invés de leite de carrocinha, doce de leite, queijos e sorvetes. Polpa de frutas e frutas desidratadas. Pescado processado. Leite de soja e derivados. Processamento de mel. Quer dizer: mais qualidade, menos desperdício e maior valor agregado ao produtor e ao município.




Conceição da Barra vai processar frutas ainda esse ano
À beira do Oceano Atlântico, nas costas do Espírito Santo, Conceição da Barra adquiriu da Lidernau, equipamentos Mec Tec e Mec Frutas para processamento de maracujá e outras frutas. Seu prefeito Manoel Pé de Boi e seu secretário da Agricultura Flódson D. Messias optaram por Mec Frutas e já receberam seus equipamentos. Ainda em novembro, um técnico da Mec Tec ideve ir ao município, treinar o pessoal de operação.


Vem polpa de frutas nova no mercado - São Paulo
O Homem. A Terra. O Projeto. Luís é o homem. Sítio São Luís em Monte Aprazível é a terra. Uma linha de processamento de frutas é o projeto. Com recursos do FEAP da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, através da NossaCaixa, com juros de 6,75% ano ano. Luís adquiriu uma Linha de Processamento de Frutas Mec Tec / Mec Frutas. Esteira de seleção, elevador de taliscas, despolpadeira, pasteurizador tubular, bomba positiva helicoidal, embaladeira com datador e fotocélula. Tudo em inox. É, o Luís não é fácil. Agora imagina chegar daqui a uns 15 dias quando tudo já estiver instalado e encontrar o Sítio São Luís com sua fábrica novinha de produção de polpa de frutas para as mais diversas aplicações!


Vem polpa de frutas nova no mercado - Mato Grosso do Sul
Dai a César, o que é de César. Foi pensando assim que César Jazenski trabalhou muito e construíu sua propriedade agrícola em Iturama, Mato Grosso do Sul. Lá ele cria suínos que fornece para a indústria. Mas plantou também um pomar de frutas. E agora, o que fazer com a fruta? Na família de César todo mundo trabalha, e foi conversando com a família, seus sócios, isto é esposa e filhos, que resolveu processar sua produção de frutos, vendendo Natureza, Saúde e Prazer e ao mesmo tempo garantindo uma maior, e ainda mais importante, segura lucratividade. Cata aqui, cata ali, com o dinheiro obtido na venda periódica dos suínos, foi adquirindo uma linha de processamento de frutas Mec Tec/ Mec Frutas. Chegou em um caminhãozinho e já levou lotado, esteira de seleção, elevador de taliscas, despolpadeira e embaladeira com datador e fotocélula para um prédio novinho que também acabou de construir na propriedade. Um galpão adequado a receber todos os equipamentos em aço inox. Iturama está de parabéns, é com gente assim que se constrói um Município, um Estado e uma Nação.


Doce de leite mineiro, só pode ser produzido em um lugar: Minas Gerais!
Produtores de leite de www, ttt, rrr, sss, e ttt em Minas Gerais receberam da EMATER-MG Empresa de Assistência Técnica Rural de Minas Gerais, através da Lidernau, equipamentos Mec Tec/Mec Milk para processamento de leite. É gente antiga. É gente que ordenha na madrugada, quando o sol nem bem nasceu. O pai, o avô, o bisavô já eram gente do leite, e do leite continuarão sendo sempre, desde que consigam agregar valor ao que produzem. Foi com esse propósito que receberam tachos de doce para produção do famoso doce de leite mineiro, ttt, rrr,sss e ttt. Mesmo pequenas produções de leite podem resultar em excelentes resultados se receberem o processamento certo. É o caso do doce de leite, que aumenta a conservação do leite, reduz as despesas de frete, pode dispensar refrigeração e guardado por um bom tempo, e pode ser vendido longe do local de produção. Tem jeito não. Esse pessoal com certeza vai continuar no leite. Prá nossa sorte





Nenhum comentário: